Recentemente tive contato com o conceito de morning pages. Você conhece? A ideia é da Julia Camero e propõe escrever, diariamente e pela manhã, cerca de três páginas com tudo aquilo que vier na cabeça. Isso me recorda um pouco da associação livre da psicanálise, em que o indivíduo é convidado a falar livremente. Essa é uma forma de ajudar a lidar com a ansiedade, passando para o papel – ou tela, se assim preferir – todas as questões que ficam rondando o pensamento. É um processo catártico, ajuda a esvaziar a cabeça e, assim, reduz a ansiedade.
Sendo um exercício particular, não é preciso mostrar para ninguém e nem necessariamente ler depois. Pense como algo sem regras, sem pudor, em que se é permitido falar sobre sentimentos, pensamentos, sensações. Não é como um diário em que se relata o que aconteceu ao longo do dia, mas sim lugar escrito para manifestar tudo o que você pensa.
Também gosto da ideia do “night pages”, para escrever antes de dormir aquilo que está rondando a mente e que poderia atrapalhar o sono. Funciona da mesma forma, principalmente para quem sente a cabeça cheia e busca esvaziá-la.
Como amo papelaria, procurei um caderno estiloso, encontrei as estampas da @julichagas e garanti o meu! Já estou escrevendo minhas três páginas por dia. E você, gostou da ideia?
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.