Seguindo no assunto da semana, outra ansiedade que existe passa a ideia de pressa, que pode ser boa ou ruim. Muitas pessoas sentem como se houvesse uma bomba relógio dentro de si, prestes a explodir. Para avaliar isso, sempre é bom observar quão alinhado com a realidade externa a pessoa está.
Se a ansiedade surge pois as pessoas estão animadas com o dia do casamento, na expectativa de uma viagem, ou de que algo bom aconteça, podemos considerar como uma ansiedade positiva.
Já, no lado negativo, podemos usar como exemplo uma ansiedade para se resolver algo, mesmo sem os recursos (físicos, financeiros, psíquicos…). Nesses casos, a ansiedade pode gerar uma grande angústia.
O aceleramento pode ser interno – eu tenho que resolver ou quero que chegue logo -, mas também pode ser externo, vindo de outras pessoas. Nesse ponto, já não se pode interferir pois é uma demanda do outro. Cabe entender que a demanda não é sua, separar as coisas e pensar como deseja organizar, de acordo com a sua realidade.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.