A forma de nós adultos encararmos as mudanças que acontecem em nossas vidas é totalmente diferente dos pequenos, mas por vezes nos esquecemos disso e deixamos de lado, sem dar a devida atenção a transformações que impactam profundamente em suas vidas. Por exemplo a troca de escola, que para os pais pode ser algo natural, seja por encontrarem uma com um ensino melhor, por outra ser mais próxima a casa e por aí vai… Só que para os filhos isso pode ser bem mais complicado do que parece.
A relação espaço-temporal da criança é totalmente diferente da nossa e mesmo parecendo caótica, a vida do pequeno é entendida como algo estável para eles. Já, quando há alguma mudança, é importante que seja conduzida de maneira mais consciente, principalmente quanto menores eles forem.
Essas alterações afetam em sua formação e podem gerar inseguranças, já que por estarem crescendo, passam pela evolução inerente à sua formação: desmame, inserção de alimentos, ida para escola, desfralde, descoberta dos órgãos genitais… Uma comprovação desse movimento é a nítida percepção dessas mudanças, mesmo de uma semana para outra. Esquecemos disso quando nos tornamos adultos, em que os dias parecem sempre iguais, mas para a criança não; tudo é novidade.
Caso seja preciso mudar algo significativo na vida dos pequenos, é preciso conduzir o processo de maneira segura e consciente, e profissionais da área podem orientar para que essas transformações sejam feitas aos poucos.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.