Muitos pais se questionam sobre a hora certa de levar a criança para a escola. Há aqueles que decidem colocar desde pequenos, mas também os que preferem deixá-los com a família por uns anos. Alguns pontos chamam atenção nesse último caso. Muitas vezes, os parentes não seguem a mesma linha educacional aplicada em casa, gerando contradições entre as formas de educar. Além disso, ficar com a família pode gerar uma dívida da criança com esses parentes, ainda que emocional.
A partir dos 06 meses de idade já há indicações
Então, se dentro do contexto profissional dos pais não há tempo para ficar com a criança, é interessante deixar na escolinha, que vai trazer para o cotidiano da vida infantil atividades variadas de acordo com cada faixa etária. Já, se os pequenos ficarem com a família, terão que se adaptar às rotinas dos adultos, como ir ao mercado, o dia da faxina…
Até para quem tem flexibilidade de horário, é autônomo ou não trabalha e pode dispensar mais tempo de atenção às crianças, indicamos levar para a escola, pois esse período serve também como um momento de recuperação e restabelecimento dos próprios pais.
Há quem diga que o ensino infantil é apenas para brincar e que é dispensável para os pequenos, mas se esquecem que todo o desenvolvimento da criança se dá nesse período, como questões relacionadas à coordenação motora, competências lúdicas, desenvolvimento psíquico e por aí vai. Logo, importante.
Sobre a escolha da escola correta, indicamos que seja algo bom para ambos: pais e filhos, perto de casa ou de um local de fácil acesso para todos. Optar por instituições próximas ao trabalho pode ser arriscado, pois se há alguma mudança para os pais, a criança tende a ser afetada também, e trocar de escola nesse período costuma ser difícil.
© Instituto Kleiniano de Psicanálise. Todos os direitos reservados. Powered by Mexerica Design.