O Instituto Kleiniano de Psicanálise (IKP) surgiu a partir de iniciativas de difusão do pensamento kleiniano. Isso porque o legado de Melanie Klein estava restrito às disciplinas de Psicanálise Infantil ou de autoras da Psicanálise nas escolas de formação.
O primeiro projeto foi o GEMK (Grupo de Estudos de Melanie Klein) que teve início em fevereiro de 2018 e, desde então, se reúne mensalmente para discutir sobre um texto da autora. Já completamos um ciclo completo de sua obra e reiniciamos. Começamos no formato presencial e, com a pandemia, nos reunimos no formato on-line. Atualmente, contamos com membros de vários estados do Brasil.
No ano seguinte, a diretora do Instituto, Tássia Borges, lançou o Curso de Psicanálise Kleiniana© que também adquiriu formato virtual na pandemia e assim continua. Hoje já estamos na quinta turma.
E, desde 2022, estamos com o Grupo de Estudos Avançados em Klein (GEAK), para aqueles que desejam ir além dos textos de Klein. Neste grupo, estudamos autores pós-kleinianos para aprofundar e esmiuçar conceitos e temas kleinianos.
Nossa principal missão é compartilhar de modo responsável e especializado os conhecimentos técnico-teóricos da autora Melanie Klein bem como de autores que dialogam com seu pensamento. Além disso, proporcionar ensino de qualidade cujo conteúdo seja uma contribuição efetiva na atuação profissional de nosso público.
Nossa visão é ser referência no ensino, estudo e pesquisa da Psicanálise Kleiniana formando uma comunidade que proporciona trocas aprofundadas sobre o pensamento da autora austríaca indo além do básico e do óbvio visto no mercado.
Dentre os nossos valores, estão: Ética, Transparência, Cuidado, Atenção, Respeito, Responsabilidade e Didática. Já somos uma comunidade em constante crescimento.